Lagarta-das-vagens ((Spodoptera cosmioides))

É outra espécie conhecida como lagarta-das-vagens. Esta espécie era referida como S. latisfacia, mas referências recentes indicam que esta espécie está restrita aos Estados Unidos. As lagartas apresentam variações de cor desde amarelo- claro a preto, com listras ao longo do corpo, podendo medir 50 mm de comprimento no último ínstar. Há listras dorsais amarelas ou ocres, com a área dorsal às vezes mais clara entre as manchas triangulares pretas, como ocorre em S. albula. As manchas dorsais triangulares do sétimo e oitavo segmentos abdominais são maiores que as manchas do primeiro ao sexto. No último instar essas manchas triangulares podem ser reduzidas. Nessa fase, apresentam movimentos vagarosos, deslocando- se lentamente. Adultos: são mariposas que medem de 16 a 20 mm e apresentam dimorfismo sexual, as asas anteriores dos machos são de cor geral marrom avermelhado, a mancha orbicular oval, branca com o centro marrom claro, delimitada por uma linha marrom tênue ou marrom escura. As asas posteriores são brancas com manchas cinzas nas escamas na parte distal. Nas fêmeas, as asas anteriores são pardas, com muitos riscos ou desenhos brancos que se interceptam; as posteriores são de coloração branca. As fêmeas depositam ovos em massas sobre as folhas.

Atacam as vagens e causam danos semelhantes aos referidos para as demais espécies do gênero Spodoptera. Esta espécie não é afetada pela toxina Cry1Ac da soja Bt.

https://www.pria.org/https://ula.kemendagri.go.id/https://fkip.unsulbar.ac.id/https://rskiasawojajar.co.id/https://satvika.co.id/https://lpmpp.unib.ac.id/https://cefta.int/https://terc.lpem.org/https://empowerment.co.id/https://pgsd.fkip.unsulbar.ac.id/https://ilmuhukum.unidha.ac.id/http://ebphtb.linggakab.go.id/https://gizi.poltekkespalembang.ac.id/https://eproc.jawapos.co.id/https://lppm.unika.ac.id/