Ácaro-branco ((Polyphagotarsonemus latus))

O ácaro-branco é pouco frequente em soja no Brasil. É capaz de se multiplicar rapidamente, porém é muito sensível a fatores ambientais como a baixa umidade. Ataca os brotos novos das plantas. São ácaros pequenos, difíceis de serem vistos a olho nu. Diferentes espécies de tarsonemideos, conhecidos popularmente como ácaros-branco, podem ser encontrados em soja, porém algumas destas não são pragas, se alimentam de fungos e de outros recursos disponíveis sobre as plantas. O ciclo do ácaro-branco é composto por ovo, larva, pupa (fase quiescente) e adulto. Todas as fases apresentam coloração creme brilhante. Adultos: Como as populações do ácaro-branco vivem em constante deslocamento para folhas novas é comum observar machos transportando pupas de fêmeas, com as quais copulam após sua emergência. Os adultos apresentam corpo elíptico, sendo o macho de tamanho menor. Os ovos são elípticos, translúcidos e externamente recobertos por cerca de uma centena de protuberâncias cerosas que se assemelham a verrugas, sendo esta uma característica que permite a identificação desta espécie de ácaro. Os ovos são depositados diretamente sobre a superfície da folha ao longo de toda sua extensão, principalmente na face inferior. O ácaro-branco não produz teia.

Ataca preferencialmente a face inferior de folhas novas (ponteiros) em processo de expansão, dificultando seu crescimento e deixando as folhas levemente enrugadas. Esta deformação é sempre simétrica e ocorre com a mesma intensidade nos três folíolos da mesma folha. Na lavoura, o ataque ocorre em pequenas reboleiras. A inspeção da folha sob lupa de 40x de aumento permite o correto diagnóstico do ácaro-branco na lavoura. A haste e vagens em desenvolvimento também podem ser atacadas. As estruturas atacadas apresentam aspecto bronzeado. Ataques precoces podem afetar consideravelmente a estrutura e porte da planta.

https://www.pria.org/https://ula.kemendagri.go.id/https://fkip.unsulbar.ac.id/https://rskiasawojajar.co.id/https://satvika.co.id/https://lpmpp.unib.ac.id/https://cefta.int/https://terc.lpem.org/https://empowerment.co.id/https://pgsd.fkip.unsulbar.ac.id/https://ilmuhukum.unidha.ac.id/http://ebphtb.linggakab.go.id/https://gizi.poltekkespalembang.ac.id/https://eproc.jawapos.co.id/https://lppm.unika.ac.id/