Falsa-medideira ((Chrysodeixis includens))

Adultos: apresentam asas dispostas em forma inclinada e, principalmente, as mariposas recém emergidas, apresentam manchas prateadas brilhantes no parte central do primeiro par de asas. Os adultos também são muito semelhantes aos de R. nu. As fêmeas apresentam longevidade média de 15 a 18 dias e podem colocar até 600 ovos. o parênquima foliar deixando as nervuras, conferindo aos folíolos aspecto rendilhado. Esta espécie é de difícil controle, quando comparada com a lagarta-da-soja. Com manejo inapropriado de suas populações, há relatos de resistência a inseticidas.

As lagartas são comumente denominadas falsas-medideiras, por se deslocarem como que medindo palmos, são de cor verde-clara com listras longitudinais brancas e pontuações pretas. A fase larval dura entre 14 a 20 dias. No seu último estádio larval, atinge 40 a 45 mm de comprimento e a transformação para a fase de pupa ocorre sob uma teia, em geral, na face ventral das folhas. Essa lagarta pode ser confundida com a Rachiplusia nu que é mais frequente no Sul do Brasil. Entretanto, C. includens apresenta a face interna de suas mandíbulas com dois dentes.

https://www.pria.org/https://ula.kemendagri.go.id/https://fkip.unsulbar.ac.id/https://rskiasawojajar.co.id/https://satvika.co.id/https://lpmpp.unib.ac.id/https://cefta.int/https://terc.lpem.org/https://empowerment.co.id/https://pgsd.fkip.unsulbar.ac.id/https://ilmuhukum.unidha.ac.id/http://ebphtb.linggakab.go.id/https://gizi.poltekkespalembang.ac.id/https://eproc.jawapos.co.id/https://lppm.unika.ac.id/https://indolivestock.com/