Fogo selvagem ((Pseudomonas syringae pv. tabaci))

Aparecem nas folhas, onde a bactéria produz uma toxina que se dissemina nos tecidos causando lesões necróticas com halo amarelado. As lesões variam no tamanho e na forma, e podem coalescer, formando extensas áreas de tecido morto. Em ataques severos pode ocorrer desfolha precoce nas cultivares suscetíveis.

Essa bactéria pode ser transmitida pela semente e restos de cultura, que servem como fonte de inóculo. É disseminada por respingos de água. Pode aproveitar lesões causadas por outros agentes patogênicos, como a bactéria causadora da pústula bacteriana, para penetrar no tecido das plantas.

Uso de cultivares resistentes.

https://www.pria.org/https://ula.kemendagri.go.id/https://fkip.unsulbar.ac.id/https://rskiasawojajar.co.id/https://satvika.co.id/https://lpmpp.unib.ac.id/https://cefta.int/https://terc.lpem.org/https://empowerment.co.id/https://pgsd.fkip.unsulbar.ac.id/https://ilmuhukum.unidha.ac.id/http://ebphtb.linggakab.go.id/https://gizi.poltekkespalembang.ac.id/https://eproc.jawapos.co.id/https://lppm.unika.ac.id/