Fungos.
Na fase de plântula ocorre o estrangulamento da haste ao nível do solo, resultando em murcha e tombamento ou sobrevivência temporária, com emissão de raízes adventícias acima da região afetada. Essas plantas normalmente tombam antes da floração. No florescimento ocorre podridão aquosa de coloração castanha na haste próximo ao nível do solo. O sistema radicular adquire coloração castanho- -escura, o tecido cortical fica mole e se solta com facilidade, expondo um lenho firme e de coloração branca a castanho-clara. Essas plantas morrem em grupos no campo (reboleiras) com as folhas presas voltadas para baixo.
: O tombamento ocorre entre a pré- -emergência e 30-35 dias após a emergência, sob condições de temperatura e umidade elevadas. A morte em reboleira é observada geralmente após a floração, em áreas recém-abertas, sendo raramente detectada em campos cultivados por mais tempo. A doença é favorecida por temperaturas amenas em anos chuvosos. A taxa de transmissão do fungo por semente é baixa e sua importância é questionável, pois o mesmo ocorre naturalmente nos solos.
: A ocorrência do tombamento por R. solani pode ser reduzida por tratamento da semente com fungicida, para proteger contra o fungo presente no solo durante a emergência, rotação da cultura com gramíneas e eliminação da compactação do solo, para evitar o encharcamento.