Mancha foliar de Myrothecium (Myrothecium roridum)

Fungos.

Pode ser confundida com as manchas de Ascochyta e olho-de-rã. O fungo pode infectar toda a parte aérea da planta, porém é mais comum na folha. A lesão inicia-se por uma mancha circular, verde-clara e evolui para manchas arredondadas, atingindo 3-5 mm de diâmetro. Na página superior da folha, as manchas apresentam centro castanho-claro e margem castanho-escura. Na página inferior, a coloração é uniformemente castanho- -escura e, sob condição de alta umidade, apresenta pontos brancos, como pequenos tufos de algodão, os quais constituem o micélio do fungo, onde formam-se pequenas massas negras de esporos no centro das lesões.

A doença tem início em reboleiras. É mais comum nos Cerrados. Os esporos são disseminados pela ação da chuva e do vento.

Em razão dos baixos níveis de ocorrência, não se recomendam medidas de controle.

https://www.pria.org/https://ula.kemendagri.go.id/https://fkip.unsulbar.ac.id/https://rskiasawojajar.co.id/https://satvika.co.id/https://lpmpp.unib.ac.id/https://cefta.int/https://terc.lpem.org/https://empowerment.co.id/https://pgsd.fkip.unsulbar.ac.id/https://ilmuhukum.unidha.ac.id/http://ebphtb.linggakab.go.id/https://gizi.poltekkespalembang.ac.id/https://eproc.jawapos.co.id/https://lppm.unika.ac.id/